NOSSAS ESPECIALIDADES

Ultrassonografia

A Ultrassonografia é uma ferramenta de diagnóstico não invasiva, utilizada para avaliação de alterações dos órgãos internos do paciente. Ondas de som emitidas pelo transdutor atravessam os órgãos e tecidos do paciente. As ondas refletidas de volta ao transdutor são convertidas pelo computador do aparelho de ultrassonografia, produzindo imagens em tempo real. Por meio de técnicas complementares, como o “Doppler”, pode-se avaliar o fluxo sanguíneo de artérias e veias, dentro de órgãos e de tecidos normais e alterados. Em adição, a ultrassonografia pode guiar a coleta de líquidos corporais (centeses), células (aspirados) e amostras de tecidos alterados (biopsias), para posterior analise citológica/histológica.

Na rotina de exames abdominais, inclui-se a exploração geral dos órgãos da cavidade (exceto gestações avançadas, devido ao grande volume do útero gravídico). Porém, para um melhor direcionamento do estudo, é conveniente que a requisição do exame venha acompanhada de dados importantes de anamnese, sintomas e suspeita clínica.
Radiografia e ultrassonografia são ferramentas complementares de diagnóstico de alterações abdominais. O exame radiográfico produz informações limitadas sobre a arquitetura interna dos órgãos abdominais. No entanto, também gera dados muito importantes sobre a cavidade abdominal como um todo, e com isso se torna fundamental que estas modalidades sejam utilizadas de forma complementar.

Responsável:
Dr. Antonio Marcelo Quintas Martins | CRMV-MS 2919
Dr. Diogenes Oliveira Freitas | CRMV-MS 4646